Artrite e artrose são palavras parecidas. São também condições clínicas semelhantes. Ambas afetam seus ossos, articulações e ligamentos. Elas têm também sintomas em comum, como rigidez e dor nas articulações. Ainda assim, são doenças diferentes, e é importante conhecer a diferença entre as duas.
Artrite é uma palavra com significado muito abrangente. Ela descreve várias situações em que ocorre uma inflamação nas articulações. Em algumas dessas situações, a inflamação pode afetar outros órgãos, como a pele, músculos, olhos e coração. Exemplos incluem osteoartrite (OA), artrite reumatóide (AR) e gota.
Artrose é outro nome para OA, um tipo de artrite. É o tipo mais comum de artrite, de acordo com os estudiosos. É causada pelo desgaste normal das articulações e da cartilagem.
A cartilagem é o tecido escorregadio que cobre as extremidades dos ossos e ajuda as articulações a se moverem. Com o tempo, sua cartilagem pode se deteriorar e até desaparecer completamente. Isso resulta em contato osso a osso nas articulações, causando dor, rigidez e, às vezes, inchaço.
A artrose pode afetar qualquer articulação do seu corpo. É mais provável que afete as articulações das mãos, pescoço, joelhos e quadris. Seu risco de desenvolvê-lo aumenta com a idade.
Quais são os sintomas da artrite, incluindo a artrose?
Os sintomas da artrite variam conforme o tipo de artrite. Dor nas articulações e rigidez são os mais comuns. Outros sintomas comuns de artrite são:
- inchaço nas articulações
- vermelhidão da pele ao redor das articulações afetadas
- limitação de movimento reduzida nas articulações afetadas
Já os sintomas mais comuns da artrose (OA), em particular, incluem:
- dor nas articulações
- rigidez articular
- sensibilidade ao redor das articulações afetadas
- flexibilidade reduzida nas articulações afetadas
- sensação de ralar ou esfregar osso a osso
- esporões ósseos ou pequenos pedaços de crescimento ósseo extra que podem se desenvolver em torno das articulações afetadas
Quais são os fatores de risco para artrite, incluindo artrose?
Seu risco de desenvolver artrose, bem como alguns outros tipos de artrite, pode ser afetado por:
- Idade: Artrose e muitos outros tipos de artrite são mais comuns em pessoas idosas. Sexo : As mulheres são mais propensas a desenvolver artrose, assim como a AR. Os homens são mais propensos a desenvolver gota.
- Peso: o peso extra coloca mais pressão nas articulações. Isso aumenta o risco de danos nas articulações e artrose. Estar acima do peso também aumenta o risco de alguns outros tipos de artrite.
- Lesões : Acidentes e infecções podem danificar as articulações, aumentando o risco de artrose. Também pode aumentar suas chances de desenvolver alguns outros tipos de artrite.
- Deformidades articulares: Cartilagem malformada e articulações irregulares aumentam o risco de artrose.
- Ocupação: O trabalho que exige muito estresse nas articulações pode aumentar o risco de artrose.
- Genes: é mais provável que você desenvolva artrose se tiver um histórico familiar da doença. Seus genes também afetam suas chances de desenvolver outros tipos de artrite, como a AR.
Como a artrose e outros tipos de artrite são tratados?
Os tratamentos podem incluir:
- Medicação: anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos comuns.
- Fisioterapia: exercícios para ajudá-lo a fortalecer e estabilizar suas articulações e recuperar ou manter sua amplitude de movimento.
- Terapia ocupacional: estratégias para ajustar seu ambiente de trabalho ou hábitos para ajudar a gerenciar sua condição.
- Órteses: talas ou palmilhas que ajudam a aliviar o estresse e a pressão nas articulações danificadas.
- Cirurgia: limpeza, substituição ou fusão das articulações danificadas. Na maioria dos casos, seu médico irá incentivá-lo a tentar tratamentos menos invasivos antes de recomendar a cirurgia.
Converse com seu médico sobre suas opções de medicamentos, fisioterapia e outros tratamentos. Na maioria dos casos, é possível levar uma vida normal e saudável mesmo tendo artrite (em suas muitas formas), especialmente se você tiver o diagnóstico precoce, se seguir corretamente a prescrição de medicamentos e tiver uma boa rotina de cuidados com a saúde.
Comentários não são permitidos