Salute

Os termos mais utilizados no cuidado da bolsa de ostomia

Uma nova jornada com desafios ao longo da trilha: assim é a vida do ostomizado, após o seu procedimento cirúrgico.Além da mudança do corpo, adaptando-se a suas novas condições, há algumas informações que você precisará se familiarizar. Hoje, falaremos de um conjunto destas novas informações: os principais termos relacionados ao seu novo dispositivo de ostomia.

Vamos conhecer os principais termos utilizados pela sua equipe de cuidados

Criamos este guia para auxiliá-lo a conhecer melhor seu dispositivo e discutir as suas necessidades com o enfermeiro estomaterapeuta.

Listamos aqui as principais palavras que você já pode ter ouvido falar, e tentamos explica-las de forma simples e objetiva:

  • Bolsa fechada: é a bolsa de ostomia que não possui abertura na parte inferior. Sua principal característica diz respeito ao descarte – ela precisa ser removida para ser esvaziada;
  • Bolsa drenável: a bolsa de ostomia com abertura na parte inferior para esvaziamento. Ela é fechada por um sistema de grampos ou possui sistema de fechamento integrado.
  • Base ou barreira: é a parte da bolsa de ostomia que está em contato com a sua pele. Ela é o intermediário que conecta seu estoma à bolsa coletora. As barreiras devem estar firmes em contato com a sua pele, evitando vazamentos.
  • Bases ou barreiras recortáveis: Uma barreira que pode ser personalizada – cortada – de acordo com o tamanho e formato da estoma. Muito utilizada em casos de estomas não arredondados ou ainda em transição de tamanho.
  • Placa ou Base Convexa: Uma placa convexa é projetada para estomas planos, retraídos ou com depressão adjacente (ao lado do estoma). Este tipo de placa exerce uma suave pressão sobre a pele, facilitando o seu cuidado.
  • Filtro: incluso na bolsa de ostomia, tem função desodorizante para ajudar que os gases sejam expelidos, mas que os odores sejam filtrados. O filtro também controla a liberação de gases, reduzindo os efeitos da bolsa inflada.
  • Gelificador: produto utilizado para gelificar o líquido existente no interior da bolsa de ostomia, isto é, transformar os líquidos em gel. Promove a diminuição dos odores, ruídos ou possíveis vazamentos.
  • Irrigação: Colostomizados podem adaptar-se a um procedimento que permite o controle da eliminação das fezes produzidas pelo intestino. A vantagem deste procedimento é deixar de utilizar a bolsa de ostomia. Este processo deve ser realizado com acompanhamento de equipe especializada e é elegível apenas para alguns casos de colostomia. Consulte seu médico para saber mais.
  • Pele periestomal: é a pele ao redor do estoma. Manter a pele periestoma saudável é algo fundamental para o conforto do ostomizado.
  • Tempo de uso: termo adotado para o período de utilidade de um produto. Após este período – que varia de acordo com o produto – a utilização deste item se tornará ineficiente.
  • Válvula sem retorno (ou anti-refluxo): as bolsas para urostomia possuem uma válvula de retenção para impedir que a urina flua novamente para o estoma após eliminada. Sua principal função é prevenir infecções urinárias.

Agora que você já conhece os principais termos utilizados para o cuidado da bolsa de ostomia, continue se informando sobre o tema. Além disso, procure ajuda profissional sempre que tiver dúvidas ou complicações!

Comentários não são permitidos