5 Produtos para evitar os odores da bolsa de ostomia

Dicas para lidar com vazamentos da bolsa de ostomia

Quem usa bolsa de ostomia sabe o quanto é desagradável e até mesmo constrangedor quando ela começa a vazar, seja onde for e quando for. Mas, afinal, o que fazer para impedir que os vazamentos da bolsa de ostomia aconteçam? Entenda agora e coloque em prática no seu dia a dia.

Quais os principais motivos dos vazamentos da bolsa de ostomia?

Geralmente, o vazamento da bolsa de ostomia acontece por diferentes motivos, quando ela não está bem ajustada ou quando o adesivo não está aplicado corretamente. Isso pode resultar em vincos e deixar a bolsa descolando, em geral, costuma acontecer em duas situações:

  • Quando há alguma deformidade da parede abdominal, como por exemplo uma hérnia de grandes proporções, ou cicatrizes extensas com retração de tecido associada;
  • Quando a técnica de aplicação da placa não está correta. Por exemplo, se a postura da pessoa causar dobras de pele no abdome, o adesivo pode não aderir perfeitamente em função da presença dessas dobras.

Outro motivo frequente de vazamentos é uma diferença grande entre o tamanho do estoma e o do orifício da placa. Por isso, o ideal é verificar se o orifício para o estoma não está muito grande ou muito pequeno antes de recortar, pois devem ser o mais próximos possível.

Entretanto, caso o orifício da placa seja maior, esse diferença não deve ser maior que 3mm. Então tenha em mente que, vez por outra, é importante usar a régua medidora e conferir direitinho o tamanho do seu estoma…

Por fim, o outro motivo muito comum para os vazamentos acontece quando a placa não adere direito à pele, porque o estoma está plano ou retraído.

Lembre-se, o ideal é que o estoma se projete um pouco para fora. Sem dúvida, isso ajuda a impedir o contato das eliminações com a pele ao redor do estoma (pele periestoma).

Às vezes, o estoma não se projeta para fora o suficiente, ficando apenas no nível da pele (plano), ou baixo (retraído). Nessas situações, é preciso que seja usada uma placa convexa, associada ou não a outros produtos auxiliares, conforme for indicado pelo seu enfermeiro estomaterapeuta.

Outras causas comuns para os vazamentos

  • Grandes alterações de peso (com perda ou ganho de tecido adiposo abdominal, a famosa “barriguinha”), que mudam a referencia anatômica da região do estoma. Essa situação causa a necessidade de revisar os produtos utilizados para fixar a placa e a bolsa;
  • Quadros de irritação ou alergia na pele, que causam umidade local;
  • Presença de pêlos na região, que não permitem que o adesivo tenha boa aderência à pele e deixam a bolsa descolando.

Como impedir que aconteçam os vazamentos?

Em primeiro lugar, a medida mais óbvia de todas, é se certificar de que está usando os produtos certos para o seu estoma. Tenha em mente que produtos inadequados podem causar esses acidentes. Por esse motivo, é preciso utilizar placas, bolsas e demais produtos (adjuvantes, como pastas, anéis, cintos ou faixas) ajustados à sua necessidade.

Outra providência importante é criar o hábito de esvaziar a bolsa antes que ela fique cheia. O correto é esvazia-la sempre que atingir um terço (ou, no máximo, metade) da capacidade total. Isso porque, caso a bolsa esteja mais cheia, poderá pesar mais do que o adesivo consegue manter. Assim, o descolamento começa e, com ele, o risco de vazamentos.

Os cuidados com a pele em torno do estoma também são muito importantes para quem tem uma ostomia. A razão é óbvia. Uma pele irritada ou lesionada não vai propiciar uma boa aderência à placa. Por essa razão, é necessário estar atento, e verificar se há sinais de irritação ou de lesões na região ao redor do estoma.

Além disso, tente manter uma boa rotina de cuidados com essa pele. Em especial, após a higiene local, vale a pena se certificar de que a pele está bem seca, antes de aplicar a bolsa. A umidade pode atrapalhar no funcionamento do adesivo.

A bolsa de ostomia está vazando! E agora?

Se uma emergência aconteceu e você notou que a sua bolsa de ostomia está com vazamento, não é preciso se desesperar. Há maneiras eficazes de solucionar o problema sem causar constrangimentos.

Tenha sempre em sua bolsa um kit de emergência que o ajude a enfrentar a situação. Dessa forma, se ocorrer vazamentos da bolsa de ostomia você pode ir a um local discreto e aplicar lenços de papel (ou papel higiênico) na região. Com o vazamento contido, você poderá encontrar um banheiro para lidar adequadamente com o ele.

Assim que encontrar um banheiro em que se sinta confortável, tente descobrir onde está o problema. Caso o adesivo da placa não esteja bem aderente à pele, não tem jeito: é preciso troca-la por uma nova. E também certificar-se de que esta nova placa está bem firme até que consiga chegar em casa.

Outra dica valiosa é manter uma peça de roupa extra em sua bolsa para que possa trocar nos momentos de imprevisto.

Compartilhe informação com outros ostomizados!

Convide amigos e familiares para conhecer mais sobre a ostomia. Combater o preconceito através da informação é essencial.

Informação segura e confiável deve ser divulgada!

Compartilhe com seus amigos! Basta clicar nos botões a seguir.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Email
Quem tem uma ostomia pode ter uma vida completa e feliz

Cadastre-se

receba gratuitamente informações atuais e relevantes para ajudar você a cuidar melhor da ostomia

Subscription Form_O+

2023 Ostomais® | Todos os Direitos Reservados