Salute

Outubro Rosa: o mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama é comemorado todo mês de outubro, no mundo todo, desde os anos noventa. É chamado de “Outubro Rosa” porque as pessoas em todo o mundo adotam a cor rosa, ou exibem uma fita rosa, como uma forma de aumentar a conscientização sobre a saúde da mama e a importância da triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que agora é o câncer mais comumente diagnosticado em todo o mundo.

O Outubro Rosa pelo mundo

UICC, União Internacional para o Controle do Câncer , é a entidade une e apoia a comunidade envolvida no cuidado do câncer, para reduzir o impacto do câncer para o mundo, além de garantir que o controle do câncer continue a ser uma prioridade na agenda mundial de saúde e desenvolvimento.

Todos os anos, no mês de outubro, membros da UICC em todo o planeta colocam de pé campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Confira alguns exemplos que ficaram famosos ao longo da história:

Na China , a Global Chinese Breast Cancer Organizations Alliance organizou o evento híbrido “Construindo vidas com milagres” e pretendia quebrar um recorde mundial com um desafio fitness.

Na Costa do Marfim , a Hope Life organizou o Slam Rose, um concurso de poesia urbana para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama na população mais jovem.

No Egito , a Baheya iluminou as pirâmides de rosa e lançou a campanha “30 dias de rosa”.

No México , a Fundación CIMA lançou um evento esportivo virtual, no qual os participantes podem caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e muito mais, para apoiar pacientes com câncer de mama.

No Líbano , o Exame do Pão é uma receita de pão que ajuda a ensinar as mulheres a fazer o autoexame do câncer de mama.

O Outubro Rosa brasileiro

No Brasil, além de diversos eventos para conscientização da população a respeito do câncer de mama, como corridas, caminhadas e espaço na imprensa, vários monumentos importantes são iluminados de rosa durante outubro, como forma de chamar a atenção das pessoas para o assunto:

  • o Palácio dos Bandeirantes e a FIESP, em São Paulo.
  • o Palácio da Guanabara e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
  • o Teatro Amazonas, em Manaus.
  • O Congresso Nacional, em Brasília.

Se você quer participar

Nós traduzimos abaixo diversas frases, criadas pela equipe da UICC, que você pode compartilhar em suas redes sociais, para ajudar também na campanha de conscientização. Confira:

  • O câncer de mama é o mais diagnosticado no mundo. Até 2025, 2,5 milhões de mulheres em todo o mundo terão morrido de #cancerdemama @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura
  • O #cancerdemama é responsável por 1 em cada 4 casos de câncer em mulheres. Como você vai ajudar a aumentar a conscientização neste #outubrorosa ? @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura
  • Para enfrentar o #cancerdemama, precisamos melhorar o acesso a detecção precoce, tratamento e cuidados na hora certa @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura
  • A cada 50 segundos, em algum lugar do mundo, uma mulher morre de #cancerdemama . Precisamos melhorar o acesso a detecção precoce, tratamento e cuidados abrangentes @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura
  • As mortes por #cancerdemama afetam mais as mulheres em países pobres. Desde a década de 80, a mortalidade por #cancerdemama caiu 40%, mas essa melhora não chegou aos países de baixa e média renda. @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura
  • Para reduzir a mortalidade por #cancerdemama, precisamos de: detecção precoce, diagnóstico oportuno e tratamento abrangente @uicc @who #outubrorosa #cancerdemama #cancerdemamatemcura

Compartilhe esse texto com as pessoas do sexo feminino da sua família, amigos e conhecidos: a informação correta pode ajudar a salvar vidas!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*