Salute

Estomaterapeuta. Saiba como esse profissional pode ajudar você!

estomaterapeuta é o profissional enfermeiro que atua nos cuidados a pacientes com estomias, feridas e incontinências urinárias.A estomaterapia é a especialidade que habilita o enfermeiro a cuidar com destreza e segurança de ostomizados, nos ambientes hospitalar, ambulatorial e domiciliar. A SOBEST é a sociedade de especialidade que regulamenta o trabalho desses profissionais e fomenta o desenvolvimento da atividade.

As funções do estomaterapeuta também englobam o treinamento ao autocuidado do ostomizado, bem como de seus familiares e demais cuidadores. Esse enfermeiro conseguirá ajudar o ostomizado, trazendo segurança, tranquilidade e qualidade de vida.

Em quais situações um estomaterapeuta pode me ajudar?

  • Avaliando as condições do estoma, a presença de complicações e condições do dispositivo a fim de prescrever os cuidados necessários;
  • Mensurando o diâmetro do estoma e a espessura da parede abdominal, mas sempre depois de 4 a 8 semanas da estomia;
  • Avaliando as características de pele periestoma (pele ao redor do estoma) e também a presença de complicações, tais como irritações ou mesmo sinais de infecção local;
  • Prescrevendo os equipamentos e produtos apropriados, quando houver presença de complicações locais como dermatites ou feridas, por exemplo;
  • Estimulando e ajudando no retorno do ostomizado à vida social, ou seja, trabalhando na aceitação e autoestima;
  • Averiguando de que forma os cuidados com a estomia estão sendo realizados e reforçando as orientações, sempre que necessário
  • Acompanhando o tratamento e orientando quanto aos exames de rotina e especializados;
  • Orientando quanto ao autocuidado do paciente, promovendo assim a reabilitação.

Resumindo de maneira simples as funções de um estomaterapeuta, ele irá acompanhar o tratamento e orientar quanto aos cuidados necessários.

Eu preciso mesmo de um enfermeiro para ajudar nos meus cuidados?

É comum que após um longo período no hospital  você não se sinta confortável com a idéia de ter um enfermeiro perto de você por mais tempo.

Mas um estomaterapeuta será um grande apoio para que você se recupere e, assim, volte o mais rápido possível para sua rotina, suas atividades e independência.

Pense sempre em sua qualidade de vida e na tranquilidade de que sua recuperação ocorrerá da melhor forma possível com esse suporte.

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*