Salute

Dez alimentos que te darão energia no dia a dia

A nossa alimentação tem relação direta com o funcionamento do nosso corpo. Isso é tão verdade, que nos sentimos de forma diferente conforme as mudanças de dieta.

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial para manter o vigor e a disposição no dia a dia.

Por isso, quando privamos nosso corpo de uma nutrição adequada é comum não termos a disposição necessária para atividades que exijam esforços maiores. Dependendo do quanto nossa dieta está desequilibrada, podemos ficar indispostos até para as atividades mais simples.

Porém não basta aumentar a quantidade de alimentos, se não soubermos quais são aqueles que realmente nos ajudarão a encontrar mais energia e disposição, sem acarretar problemas à nossa saúde. Por isso, preparamos algumas dicas, confira!

Dez alimentos que te darão energia no dia a dia

São muitos os alimentos que podem proporcionar energia para suas atividades e melhorar seu bem-estar.

Para ajudar você, vamos listar alguns deles, para que você possa pensar um pouco sobre o seu cardápio. Porém é válido ressaltar a importância de acompanhamento nutricional com um profissional.

  1. Massas integrais: esses alimentos possuem carboidratos complexos, que têm o potencial de liberar lentamente energia, ao longo de várias horas.
  2. Banana: é uma excelente fonte de carboidratos, de potássio e de vitamina B6. Que fornece também para o nosso corpo a serotonina, importante neurotransmissor que auxilia na melhoria do sono e do humor.
  3. Salmão: trata-se de ótima fonte de proteínas, gorduras saudáveis e vitamina D, que tem participação em diversos processos do nosso metabolismo.
  4. Frango: esse tipo de carne é rico em proteínas, vitamina b12, iodo e ferro. Ainda contém menos gorduras saturadas que outras carnes, como a do porco e a do boi.
  5. Chá verde: é uma bebida que é fonte de cafeína, contém antioxidantes e proporciona o aumento de energia e disposição. Portanto, ele atua também na melhora do humor e do bem-estar.
  6. Chocolate amargo: o queridinho do nosso paladar também é uma importante fonte de energia, já que contém antioxidantes que aumentam o fluxo sanguíneo, reduzem a fadiga e ainda consegue melhorar o humor.
  7. Iogurte e Laticínios: são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e cálcio, que auxiliam no vigor e na energia.
  8. Tomates: por serem ricos em vitamina C, portanto, são uma boa pedida para ajudar a manter a energia.
  9. Batata doce: por ser um alimento que é digerido lentamente, auxilia no fornecimento de energia ao longo do dia.
  10. Ovos: são uma maravilhosa fonte de proteínas, vitaminas e minerais que que fornecem uma fonte estável de energia. A clara tem 4g de proteínas e vitaminas B2 e a gema possui gordura, proteínas e vitaminas A, D, K e B.

Acima de tudo, é importante lembrar que a forma como o corpo reagirá à alimentação é diferente para cada ostomizado. Devemos levar em conta a saúde geral da pessoa, seu estilo de vida, os horários e principalmente o tempo de pós-operatório.

Por isso, procure retomar a prática e o prazer de manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, aproveitando o sabor, o aroma dos seus alimentos preferidos. Com o acompanhamento nutricional é possível manter uma dieta variada com qualidade e valor nutritivo para seu organismo.

Por fim, não se esqueça, a alimentação é uma parte essencial da vida, e pode ser muito prazerosa! A presença de um estoma não deve limitar seus momentos de compartilhar uma boa refeição com sua família e amigos. Aproveite!

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*