Como falar sobre a diabetes tipo1 na escola do meu filho?

Quem tem filho com diabetes tipo 1 na escola sabe que é preciso garantir que seu filho esteja seguro e apoiado na escola. Uma forma de fazer isso é buscar entender se as pessoas ao redor dele compreendem um pouco sobre diabetes tipo 1.

Afinal, os colegas e professores podem não estar familiarizados com o tema, e isso pode atrapalhar a rotina escolar de seu filho ou até mesmo em um momento que ele precise da ajuda de outra pessoa.

Para ajudar você, selecionamos algumas dicas sobre como fazer uma apresentação sobre diabetes tipo 1 para crianças de forma didática e agradável. Confira a seguir!

Saiba como organizar uma apresentação sobre Diabetes tipo 1

Pergunte com antecedência ao professor ou coordenador pedagógico se você pode fazer uma apresentação à classe do seu filho sobre diabetes tipo 1.

Escolha com a escola a data e hora, local e formato ideal para a apresentação.

Decida se a criança com diabetes tipo 1 participará da apresentação ou se ela apenas irá assistir.

Discuta com seu filho quais tópicos gostariam de apresentar, dependendo da idade da criança, ele poderá ajudar a escolher tópicos específicos a serem discutidos.

Crie uma apresentação curta, entre 15 e 20 minutos, incluindo perguntas e respostas. Dessa forma, será mais fácil as crianças absorverem as informações apresentadas.

No início da apresentação, forneça fatos básicos e simples. Somente ofereça mais detalhes caso as crianças peçam e lembre-se de que muitas informações nem sempre ajudam.

Se possível, leve um kit diabetes para demonstrar os itens usados. Tente fazer uma demonstração em uma boneca, pois poderá chamar a atenção das crianças de forma divertida.

Prepare-se com antecedência para a sessão de perguntas e respostas, para evitar embaraços.

Confira alguns assuntos que podem ser abordados na apresentação:

  • O que é diabetes tipo 1
  • Como a pessoa desenvolve diabetes tipo 1
  • Como são o tratamento e os cuidados do diabetes tipo 1

Perguntas que podem ser feitas após:

  • O tratamento com injeções e picadas no dedo é dolorido?
  • O diabetes tipo 1 é uma doença contagiosa?
  • A pessoa pode morrer de diabetes tipo 1?
  • Por que é preciso testar o sangue com frequência?
  • O diabetes tipo 1 tem cura?
  • Quem tem diabetes tipo 1 não pode comer açúcar nunca?

É importante pensar antecipadamente nas respostas mais simples para dar às crianças. Dessa forma, o assunto será mais facilmente entendido e não será visto como algo complicado.

Compartilhe informações

Nesta apresentação, leve o máximo de informação para a escola, os colegas, pais de amigos e qualquer um envolvido nas atividades diárias da criança. Com certeza, compartilhar informações sobre a doença evita muitos problemas, especialmente com relação aos sintomas de hipoglicemia e os cuidados com ela, pois neste é preciso agir com rapidez.

Neste caso, todas as iniciativas dos pais valem a pena para ajudar a criança a sentir-se acolhida no ambiente escolar, esse é um assunto fundamental que precisa ser discutido e compartilhado com todos!

Informação segura e confiável deve ser divulgada!

Compartilhe com seus amigos! Basta clicar nos botões a seguir.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Email
Quem tem uma ostomia pode ter uma vida completa e feliz

Cadastre-se

receba gratuitamente informações atuais e relevantes para ajudar você a conhecer o Diabetes Tipo1 e conquistar mais qualidade de vida

Subscription Form_T1

2023 Tipo1® | Todos os Direitos Reservados