Salute

7 mitos e verdades que todo ostomizado deve saber

Após a colocação da bolsa de ostomia, alguns cuidados devem ser tomados pela pessoa ostomizada. E é aí que podem surgir dúvidas – muitas delas baseadas em mitos.

Nas comunidades online, grupos de apoio, fóruns e redes sociais, as informações estão disponíveis livremente, porém muitas vezes é preciso filtrar os conteúdos que realmente podem ajudar.

Pensando nisso, selecionamos algumas afirmações muito difundidas na internet, e apresentamos aqui a explicação correta sobre cada uma delas.

Todos os produtos de ostomia são iguais, não importando o tipo de bolsa utilizado.

Mito : A verdade é que há uma grande variedade de produtos de ostomia disponíveis para atender às necessidades de cada um. De modo geral, os produtos de uma linha ou de um fabricante não são compatíveis com os de outras linhas ou de outros fabricantes. Então, o ideal é sempre seguir a recomendação do seu médico ou enfermeiro.

A bolsa coletora deve ser sempre usada pelo ostomizado

Verdade : Certamente, uma vez colocada no paciente, a bolsa de ostomia deve ser usada diariamente. Isso porque o paciente não controla a micção ou a evacuação. A exceção feita a essa regra é a irrigação da colostomia, um procedimento que permite que as pessoas retomem a continência fecal.

Os termos “bolsa de colostomia” e “bolsa de ostomia” são iguais

Mito : O termo “bolsa de colostomia” é popularmente utilizado para a descrição das bolsas de ostomia. O termo “bolsa de colostomia” tem relação com um dos tipos de ostomia – a cirurgia mais comumente realizada – a colostomia, realizada no intestino grosso, ou cólon. Porém, além da colostomia, existem outros tipos de ostomia: a ileostomia (no intestino delgado) e a urostomia, no sistema urinário.

O ostomizado precisa ter cuidados com a alimentação no período de recuperação da cirurgia.

Verdade : acredite, isso é fato! Enquanto o paciente ostomizado se recupera da cirurgia, sua alimentação deve ser equilibrada. O mais indicado é que se alimente em pouca quantidade no início, pois cada organismo responde de um modo diferente. Após a recuperação, o paciente poderá, aos poucos, voltar a se alimentar normalmente.

Ter irritação na pele do estoma é normal após a ostomia.

Mito : O estoma deve sempre apresentar uma coloração vermelha, bem viva. Já a pele em torno, precisa ter o mesmo aspecto do restante do abdome. Se ela estiver escurecida ou com aparência anormal, é importante que o paciente procure orientação médica, inclusive a fim de evitar uma infecção.

A atividade sexual pode ser retomada normalmente após a recuperação do paciente.

Verdade : Após a liberação do seu médico, você poderá retomar sua vida sexual. Para maior conforto, lembre-se de esvaziar sua bolsa antes. Caso prefira, para mantê-la mais segura, use uma faixa sobre ela durante o ato sexual – além de te dar mais segurança, faixas podem ser um acessório muito bonito!

O ostomizado precisa adaptar as roupas enquanto usa a bolsa de ostomia

Mito : Certamente, muitos pacientes preocupam-se com a possibilidade de que a bolsa seja notada na roupa. Mas, a maioria das bolsas são finas e bem ajustadas no corpo. Por isso, não é necessário comprar ou adaptar suas roupas para que a bolsa não fique aparente.


Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*